5W2H na nossa vida pessoal


"Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo".

Joel Arthur Barker. (estudioso do efeito paradigma e futurista reconhecido mundialmente)
Semana passada usei a ferramenta SIPOC (voz do cliente) para nos auxiliar a entender nossas relações amorosas...
Hoje vou falar um pouco de outra ferramenta que normalmente é utilizada no Sistema da Qualidade, mas que deve e pode ser utilizada na nossa vida pessoal, a ferramenta “5W2H”.
Atualmente fala-se muito em “coaching” e metas... mas, afinal, onde entra a ferramenta de Plano de Ação na nossa vida pessoal?
De acordo com Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, em artigo da Revista Época dessa semana, antigamente as empresas treinavam seus profissionais, mas hoje em dia os profissionais tem que investir em si mesmo, aumentando seu valor econômico.
E aqui podemos pensar nas ferramentas que utilizamos em projetos, pois afinal nossa formação pessoal passa a ser um projeto de vida.

O quê? Porque? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa? 
Essas perguntas dão o nome da ferramenta 5W2H porque na versão original, em inglês, são as iniciais das mesmas perguntas: What (o quê), Who (quem), When (quando), Why (porque), Where (onde) são os 5 W, How (como) e How much (quanto custa) são os 2 H.

E para que serve 5W2H?
Ela é uma técnica simples e eficaz de auxílio na solução de problemas, na tomada de ações corretivas e preventivas, na elaboração de planos de atividade.
A ferramenta 5W2h tem 03 características que devemos pensar:
1 – A gerencial que, para mim, significa perguntar o que (What) eu quero para mim, ou seja, para onde quero ir.
2 - A parte estratégica, na qual as perguntas são: Por que (Why) eu quero ir  e quanto estou disposto a investir nessa meta (How much).
3- E agora a parte operacional: qual treinamento (Who), quando vou fazer (When), onde (Where) / que instituição e finalmente como (How)definindo local e data para esse projeto se realizar.


Fazer um planejamento, desenvolver um plano de gestão e marketing, administrar de forma profissional sua vida, traçando objetivos e metas de forma organizada e documentada, não parece ser uma total perda de tempo.
Implementar um plano de gestão profissional em sua carreira poderá criar as condições ideais para o sucesso pessoal e profissional, e as ferramentas que utilizamos no dia a dia em nossas ocupações podem ajudar.
Vamos repensar como estamos orientando nossas carreiras? Vamos incorporar todos os elementos que utilizamos nas nossas empresas de sucesso para fazer a nossa vida pessoal um sucesso também?
Vamos implementar um plano de gestão profissional, com objetivos, metas e prazos, usando a ferramenta 5W2H?

Até a semana que vem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi