O que aprendi sobre a gestão Lean Six Sigma - Parte 3

Continuando com a nossa conversa....

Lição 7. Disseminar a filosofia Lean Six Sigma e envolver a todos: Sucessos de curto prazo na área de manufatura geralmente representam apenas a ponta do iceberg. O Lean Six Sigma deve abranger também vendedores (os produtos devem ser tão bons quanto suas matérias-primas) e clientes.
Os meios de comunicação já existentes podem ser usados para esse fim. Se eles não existirem, podem ser usadas alternativas com pouco investimento, como murais. Pode fazer parte do programa a implantação da filosofia a criação de meios de comunicação como jornais ou panfletos.
Um exemplo:

“6 Sigma – Sucesso para Todos!”

 

A Empresa Eleb Embraer (São José dos Campos) utilizou uma ótima ferramenta de comunicação para divulgar a metodologia 6 Sigma a seus colaboradores – no dia 17 de Julho a Peça Teatral “6 Sigma – Sucesso para todos!” que aborda o tema por meio das entrevistas da personagem Loretta Green em seu Programa na Rádio Gorjeio.
 
Fonte: http://www.hilariatroupe.com.br/noticias_03.html

Lição 8. Enfatizar o DFSS (Design for Six Sigma): A qualidade de um produto é basicamente determinada pelo seu projeto. Um elemento importante do DFSS é a consistência do projeto, que deve garantir um bom desempenho do produto, em ambientes operacionais diversos (dos trópicos ao Ártico), diferentes possibilidades de uso (e mau uso) e alterações sutis nas condições de produção (tais como a variação de matérias-primas).

 Fonte: http://www.robertwalterallen.com

Lição 9. Não esquecer o projeto de Confiabilidade: uma importante meta da estratégia Lean Six Sigma é projetar produtos de longa vida e alta confiabilidade.  Métodos para melhorar a confiabilidade é parte integrante do conjunto de ferramentas Seis Sigma, principalmente para engenheiros de projetos e produtos.

Fonte: http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/ARM/Failure_Distributions.html

Até a próxima semana, ainda tenho lições aprendidas para compartilhar com vocês!





   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi