O que aprendi sobre a gestão Lean Six Sigma - Parte 2

Semana passada, iniciei essa conversa sobre as lições... Essa semana eu caminho mais um pouco, lembrando que a seqüência é lógica para mim, mas que não pretende refletir uma ordem de importância.



Lição 4. Escolher as “Pessoas-chave”: Nas organizações existe uma tendência natural escolher para a gestão Lean Six Sigma pessoas que, por acaso, estejam disponíveis, em vez de escolher aquelas que se ajustam melhor ao trabalho. O Lean Six Sigma valoriza a escolha das pessoas tecnicamente capazes para serem Master Black Belts (MBB) e Black Belts (BBs), mas deveriam ser, também, líderes criativos e atualizados.

 
Lição 5. Investir em treinamento apropriado: Uma vez que a estrutura para a implementação da gestão já esteja definida, inicia-se a fase de treinamento e formação. Aqui deixo algumas dicas: Garantir que os instrutores sejam pessoas cultas e boas comunicadores. Personalizar o treinamento, principalmente os exemplos, de acordo com as necessidades da organização. Garantir que o vocabulário comum seja empregado, pois ele é um elemento indispensável para facilitar a comunicação. Considerar a possibilidade de envolver consultores externos para facilitar a implantação do Lean Six Sigma. Foi isso que a General Electric (GE) fez ao implantar o processo DMAIC, como auxílio ao DFSS - Design For Six Sigma. Após alguns anos, porém, essa tarefa foi totalmente transferida para pessoas da própria empresa.


Lição 6. Selecionar projetos iniciais visando uma rápida credibilidade: Seu sucesso deve ser facilmente quantificado. A aplicação inicial da metodologia, quase sempre, é na área de fabricação. Métricas-chaves de sucesso, como a redução de rejeitos, medida de acordo com a sucata e o retrabalho, no geral, podem ter um rápido impacto na área de fabricação, sendo geralmente bem divulgadas e registradas. Um bom início, baseado em sucessos aceitos e facilmente comprovados, facilitará o caminho a seguir.

 


Gostaram das tirinhas? Humor britânico é sempre bem vindo! E que o humor nos leve a pensar nos tópicos dessa semana... Semana que vem tem mais um pouco da minha experiência nesse espaço....

Comentários

  1. Parabens Irani, venho acompanhando o seu blog, porque acho interessante , desde que trabalhamos juntos na Cobreq que você já trabalhava com sigma isso é uma real tendencia mundial das empresas colocar em pratica em suas plantas .

    Abraço..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi