Porque formar Green Belts?

Como manter a gestão Lean Seis Sigma?

Para manter a gestão Lean Seis Sigma em uma empresa, algumas “categorias” de profissionais devem ser formados: os Sponsors, membros da alta administração que patrocinam a equipe e os projetos; os Champions, gestores que acompanham diretamente a execução dos projetos; os Master Black Belts, que agem como facilitadores da gestão Seis Sigma, auxiliam na definição das estratégias e dão apoio técnico aos demais Belts; os Black Belts, que são responsáveis por liderar equipes na condução de projetos multifuncionais; e os Green Belts, que lideram equipes específicas em projetos funcionais.


Porque formar Green Belts?


Os Green Belts, ou “faixas verdes”, são funcionários de toda a organização que dedicam apenas parte de seu tempo aos projetos Lean Seis Sigma. Eles têm menos responsabilidades no processo e se envolvem em projetos diretamente relacionados ao seu dia a dia de trabalho. 


Os Green Belts recebem uma versão mais simplificada do treinamento a que são submetidos os Black Belts. Suas tarefas básicas incluem a coleta de dados e o desenvolvimento de experimentos, além da liderança de pequenos projetos de melhoria em suas respectivas áreas de atuação.


Os Green Belts são peça fundamental para a manutenção da gestão Lean Seis Sigma, uma vez que podem ajudar no treinamento e na difusão de ferramentas básicas de forma ampla na organização.
Vale ressaltar que estes profissionais são especialistas em tempo parcial: recomenda-se que dedique, no máximo, 40% do seu tempo à coordenação de projetos. 


Qualificações para iniciar o programa


O Green Belt, como líder de projeto, deve atender os seguintes requisitos:
  • Reconhecido como pró-ativo;
  • Organizado em suas atividades;
  • Saber lidar com dificuldades;
  • Expressar bem suas idéias;
  • Ter capacidade de conduzir reuniões;
  • Vestir a camisa da empresa: enxergar necessidades, urgências e prioridades.
  • Ter conhecimento de ferramentas do Office e gostar de informática;
  • Ter conhecimento básico de ferramentas de solução de problemas;
  • Ter conhecimento profundo do processo no qual trabalha.

Objetivo do Curso


O objetivo do treinamento de Green Belt Lean Seis Sigma é ensinar a metodologia do processo de gestão e suas ferramentas de forma a capacitar os participantes para desenvolverem projetos de melhoria em suas áreas de atuação.


Público-alvo 


Profissionais ou estudantes das áreas administrativas, como compras, marketing, finanças etc; engenheiros de produtos, processos e qualidade; e técnicos que desejam conhecer e utilizar a metodologia para melhorar seus processos.


Mensagem final


“Antes do Six Sigma as nossas equipes eram: comprometidas, tinham vontade e disposição para melhorar. Porém a ferramenta utilizada limitava-se ao cronograma...
Com o Six Sigma as equipes continuam comprometidas, com vontade, disposição, mas agora dispõem de ferramentas poderosas, estatística, objetividade e poder analítico...” - 
Rames Bichara - Diretor Logística Coca Cola Remil – BH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi