Exemplificando os conceitos do Lean Thinking

Bom dia!

Semana produtiva!

O desafio de um novo treinamento foi vencido e me senti grata por todas essas oportunidades.
Aguardando um voo nesse dia cinzento, depois de um bom papo e carinho de um amigo no café me peguei pensando no treinamento de Lean que continuarei esse fim de semana.

Explicar conceitos simples com exemplos simples é meu objetivo 
.
Quando falo de produção puxada me lembro de uma rede de Fast Food bem conhecida.
O pedido de confecção do sanduíche é iniciado com o pedido do cliente.

A linha é a mesma... Mas podemos escolher, customizar, desde o tipo /tamanho do pão, escolher recheios diferentes e com quantidades diferentes. E o processo continua com o cliente escolhendo, personalizando, conforme a "voz" do cliente, que é entendido e valorizado.

Na linha observamos operadores treinados e multifuncionais, outro exemplo da aplicação das ferramentas do Lean nesse processo, pois são capazes de "montarem" sanduíches" diferentes, um atrás do outro, de forma separada e sem misturas... "one piece in flow".

Vemos, também, os materiais necessários dispostos de forma organizada, em quantidades adequadas ao redor da linha.Ali temos máquina simples e flexível, onde se cria um processo alternativo (aquecimento), sem alterar o FiFo ( first in - first out).



A demanda da puxada pode ser controlada (takt time) com alteração da quantidade de mão de obra utilizada, que tem demandas diferentes conforme o dia vai passando. E esse processo também tem gargalo...fica aqui um desafio a vocês, meus alunos já sabem! 

E os conceitos podem e devem ser exemplificados, e se olharmos essa "produção" teremos mais conceitos aplicados neste "fast food".

Observo nos meus "coaches" uma expressão de reconhecimento quando coloco exemplos que todo mundo conhece, coisas do nosso dia a dia, como exemplos do conteúdo do treinamento, e sei que o aprendizado será bom e duradouro. 

Treinar é trazer novas oportunidades, abrir horizontes, e para mim, transformar sempre.

Bom fim de semana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi