Coaching como metodologia de auto conhecimento?







Olá... tudo bem?

Tempão que não escrevo aqui... mas tenho publicado no http://ti2h.blogspot.com.br , se puder dê uma passadinha lá :)

Em uma conversa semana passada me vi falando de como fomos criados para identificar nossos defeitos e não as nossas qualidades... e essa é uma "crença" comum que seria interessante entender e se possível modificar.

Falando disso porque, assim como a metodologia do Seis Sigma e do Lean me encantaram, a metodologia do Coaching também me "contaminou", e tenho observado muitos bons resultados na sua aplicação.

O grande objetivo no Coaching é o auto conhecimento. O Coach, através de ferramentas apoia o cliente (coachee) a se conhecer, 

A observação tem me mostrado que pessoas que acreditam que são capazes de se mudar, mudam o ambiente ao seu redor quando mudam a si mesmos... e mudar é buscar dentro de si habilidades e dons.

Minha geração foi orientada a estudar, ter um diploma, arrumar um bom emprego e nele se aposentar... e vejo jovens que também tem essas crenças ... e hoje a vida nos pede mais habilidades, mais conhecimento de nossas atitudes emocionais.

O mundo mudou, ampliou e revolucionou e cabe a nós acompanhar esse movimento, não só adquirindo novos conhecimentos, mas também, extraindo de nós outras habilidades e utilizando outros dons, que com certeza possuímos e ainda desconhecemos.



http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/img/o-que-e-coach-o-que-e-coachee-diferenca-entre-coach-e-coachee.jpg

Seria muito bom que todos nós, jovens ou mais jovens, trabalhássemos metas/objetivos novos, baseados no nosso auto conhecimento, entendo crenças limitantes e assim ser mais feliz, aliás, o principal objetivo da nossa existência.

Sou feliz por iniciar uma nova jornada, juntando conhecimentos de melhoria de processo e "melhoria" de pessoas e gostaria de convidá-los a caminhar comigo.

Até logo!

Comentários

  1. Em uma conversa semana passada me vi falando de como fomos criados para identificar nossos defeitos e não as nossas qualidades. (CITAÇÃO DO SEU COMENTÁRIO)

    Mas quer queira ou não; sempre estamos buscando defeitos nos outros. ERRAR é humano, Por a culpa dos erros nos outros é mais Humano ainda.
    Em tudo que fazemos, sempre estamos buscando louvor para nós quando sai tudo certo. Mas quando algo da errado; buscamos por a culpa no próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi