Aprendendo Lean Manufacturing



Ola!
Mais um fim de semana produtivo, muito feliz com o rendimento!
Gratidão aos alunos da USP em Lorena - SP.

Toda vez que inicio um treinamento que contenho conceitos Lean preciso "reverter" minha forma de pensar para o modo "no Lean" de produzir.

Utilizo uma dinâmica com blocos Lego®, com os quais simulamos uma produção, e o momento inicial dessa é a produção sem conceitos Lean , e tenho observado em nossos aprendizes que a mente deles já tem alguns desses conceitos aprendidos e precisamos nos policiar para esse início, o que indica que os valores e conceitos dessa filosofia já estão se multiplicando...




Após continuamos nosso aprendizado dos principais conceitos, sendo o primeiro o VSM ( Value Stream Mapping) e aplicamos os dados recolhidos na dinâmica para consolidar nosso aprendizado, afinal ele é a base da "Casa do Lean Manufacturing".



Continuamos a nossa jornada Lean e os conceitos vão sendo aprendidos e fundamentados. Fico muito feliz quando vejo os alunos discutindo e introduzindo os conceitos e a "fábrica" ficando "enxuta", com melhorias significativas sendo medidas através do cálculo do valor agregado, "takt time", nivelamento de produção.

Tenho comigo que treinar / ensinar é criar valor (assim como o objetivo do Lean), e assim nos transformamos!

Até breve :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi