Você já pensou como o Lean e algumas ferramentas estatísticas podem trazer resultados financeiros significativos?

 

Boa tarde!!

Recebi esse excelente artigo que compartilho aqui com vocês. A leitura me fez pensar e relembrar várias ações de melhoria que já participei e a “energia” gerada quando os resultados são muito positivos.

No artigo, que está na integra no link abaixo, me trouxe a importância de contabilizar os resultados financeiros de ações de melhoria contínua, mesmo dentro dos eventos Kaizen.

https://www.lean.org.br/artigos/2325/ccr-transformacao-lean-nos-pedagios.aspx?utm_campaign=art_-_2325_-_ccr_transformacao_lean_nos_pedagios&utm_medium=iraniffranco@hotmail.com&utm_source=newsletters2021-10-13-cta-bnn

O entendimento do cenário inicial e sua comparação com o cenário pós melhoria e o resultado financeiro estimula a organização a utilizar e incentivar o uso da metodologia.

“Por esse motivo, a CCR ingressou em uma jornada Lean para transformar a forma como os processos são realizados, garantindo mais agilidade e redução de custos em toda a cadeia de valor, entregando aos seus clientes maior conforto, segurança e praticidade na realização do pagamento do pedágio. Para fazer isso, eles mostraram como, independentemente do tamanho das suas dores, a melhor maneira para avançar de forma significativa em direção a dias melhores não é através de feitos heroicos individuais que transformam todo o processo de uma só vez, mas através de pequenas melhorias graduais que, somadas, representam algo muito maior. Eles incorporaram o verdadeiro espírito do kaizen para fazer melhorias em seus processos.

Trabalhar com lean significa dar às pessoas que realizam o trabalho no dia a dia, voz para que possam melhorar o seu próprio trabalho. É por isso que o lean é diferente das outras abordagens. Ele não é um sistema exclusivamente top-down, mas bottom-up. São as pessoas que realizam o trabalho que assumem responsabilidade pela melhoria dos processos. É por isso que o engajamento nessa filosofia costuma ser mais alto do que em outras. As pessoas que realizam o trabalho são quem realmente estão no comando. Assim, o pessoal da CCR reuniu suas principais dores para que fossem focos dos kaizens. Vimos aqui sete desses kaizens que ajudaram a CCR a alcançar essa nova forma de trabalhar. Ao olhar para eles, você consegue refletir em suas próprias dores e em como ações similares podem ajudar em sua própria jornada?

Fonte: CCR: Transformação lean nos pedágios- Jorge Manuel Gonçalves Pereira e Robson Gouveia

E aqui é interessante observar que coleta de dados e a sua análise pode nos ajudar a entender a nossa “dor”, e assim caminhar para o entendimento do processo e gerar ações de melhorias racionais e baseada em dados e método. Aqui minha vivência em treinamentos e mentorias mostra a dificuldade sempre presente dos conceitos básicos de estatística no início da aplicação da metodologia.

Vejo no meu dia a dia a dificuldade que as pessoas encontram em que tipo de gráfico usar, se a amostra é suficiente, como estratificar, e assim vão desanimando no estudo da abundância de dados que possuímos hoje.

Cursos como Lean Six Sigma Yellow Belts e Green Belts podem iniciar essa abordagem, mas treinamentos pequenos de estatística básica podem ajudar a resgatar o que já foi aprendido nos cursos de graduação.

Fico aqui á disposição!! Abração a todos!

 

 

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