Você já pensou como o Lean e algumas ferramentas
estatísticas podem trazer resultados financeiros significativos?
Boa tarde!!
Recebi esse excelente artigo que compartilho aqui com
vocês. A leitura me fez pensar e relembrar várias ações de melhoria que já
participei e a “energia” gerada quando os resultados são muito positivos.
No artigo, que está na integra no link abaixo, me trouxe
a importância de contabilizar os resultados financeiros de ações de melhoria
contínua, mesmo dentro dos eventos Kaizen.
O entendimento do cenário inicial e sua comparação com o
cenário pós melhoria e o resultado financeiro estimula a organização a utilizar
e incentivar o uso da metodologia.
“Por esse motivo, a CCR ingressou em uma jornada Lean para
transformar a forma como os processos são realizados, garantindo mais agilidade
e redução de custos em toda a cadeia de valor, entregando aos seus clientes
maior conforto, segurança e praticidade na realização do pagamento do pedágio.
Para fazer isso, eles mostraram como, independentemente do tamanho das suas
dores, a melhor maneira para avançar de forma significativa em direção a dias
melhores não é através de feitos heroicos individuais que transformam todo o
processo de uma só vez, mas através de pequenas melhorias graduais que,
somadas, representam algo muito maior. Eles incorporaram o verdadeiro espírito
do kaizen para
fazer melhorias em seus processos.
Trabalhar com lean significa dar às pessoas que realizam o
trabalho no dia a dia, voz para que possam melhorar o seu próprio trabalho. É
por isso que o lean é diferente das outras abordagens. Ele não é um sistema
exclusivamente top-down,
mas bottom-up.
São as pessoas que realizam o trabalho que assumem responsabilidade pela
melhoria dos processos. É por isso que o engajamento nessa filosofia costuma
ser mais alto do que em outras. As pessoas que realizam o trabalho são quem
realmente estão no comando. Assim, o pessoal da CCR reuniu suas principais
dores para que fossem focos dos kaizens.
Vimos aqui sete desses kaizens que
ajudaram a CCR a alcançar essa nova forma de trabalhar. Ao olhar para eles,
você consegue refletir em suas próprias dores e em como ações similares podem
ajudar em sua própria jornada? “
Fonte: CCR: Transformação lean nos pedágios- Jorge Manuel
Gonçalves Pereira e Robson Gouveia
E aqui é interessante observar que coleta de dados e a
sua análise pode nos ajudar a entender a nossa “dor”, e assim caminhar para o
entendimento do processo e gerar ações de melhorias racionais e baseada em dados
e método. Aqui minha vivência em treinamentos e mentorias mostra a dificuldade
sempre presente dos conceitos básicos de estatística no início da aplicação da
metodologia.
Vejo no meu dia a dia a dificuldade que as pessoas encontram
em que tipo de gráfico usar, se a amostra é suficiente, como estratificar, e
assim vão desanimando no estudo da abundância de dados que possuímos hoje.
Cursos como Lean Six Sigma Yellow Belts e Green Belts
podem iniciar essa abordagem, mas treinamentos pequenos de estatística básica
podem ajudar a resgatar o que já foi aprendido nos cursos de graduação.
Fico aqui á disposição!! Abração a todos!
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