Hoje vamos falar de MASP, vamos nessa jornada?

 


Bom dia!!

Dias de ensinar e trabalhar ferramentas de Análise e Solução de Problemas, e aqui admirando a maravilhosa simplicidade das ferramentas e da metodologia do MASP, excelente para o uso no dia a dia.

Aprendi com a experiência que a simplicidade é o caminho, e para 80% das nossas situações de resolução de problemas, olha o Pareto aqui, ferramentas simples já nos auxiliam muito a tomar decisões mais rápidas e eficientes.

O MASP caminha em 03 passos básicos: a identificação da situação atual (preciso saber onde estou), a jornada para o diagnóstico e a jornada para a solução. Simplicidade que nos direcionam como caminhar.

No passo da Identificação da situação atual podemos começar com uma coleta de evidências, pequena, que pode ser de dados ou fotos, que nos mostram onde estamos. Nesse momento da jornada ferramentas como Listas de verificação, gráficos de série de tempo e Pareto são benvindas.

O passo seguinte é a jornada para o diagnóstico. Nesse momento pegamos os dados coletados e os interpretamos usando análises gráficas adequadas. É típico nesse passo usar gráficos de Pareto, que nos ajuda a entender quem é que impacta mais, Cartas de serie de tempo, para entender como o processo vem variando ao longo do tempo, mapeamento de processo para entender como o processo funciona, se temos retrabalho, como está a padronização. Também é o momento de pensar o que pode estar gerando o problema que estamos resolvendo, ai a ferramenta do Brainstorming e o Diagrama de Ishikawa são indispensáveis.

Pensamos sobre o que pode estar causando o problema e agora é hora de verificar as nossas hipóteses, aqui o cronograma e a ferramenta 5W2H vai nos ajudar a pesquisar e validar o que vamos chamar de Causa Raiz, a causa que pode estar gerando o problema.

Encontrei a causa? Sim!! Muito bom!!

Vamos agora para a jornada da solução!! Nesse passo vamos comparar o antes com o depois das ações implantadas, aqui podemos usar as mesmas ferramentas que usamos na jornada para o diagnóstico para validar que encontramos e bloqueamos a causa, ou causas, que estavam gerando o problema.

Conseguimos bloquear a causa? Muito legal, agora é hora de padronizar, comunicar, “estender” para processos similares e comemorar! A aplicação da ferramenta 5W2H aqui será muito interessante, pois ajuda a entender o que fazer e administrar esse processo.

Terminamos? Vamos comemorar de forma inteligente, fazendo uma reflexão do aprendizado conquistado durante o processo de resolver o problema e também sobre o que a equipe aprendeu com ela mesmo durante esse processo.

Vamos aprender mais sobre o MASP?





Abração!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi