FALANDO SOBRE FMEA


Boa tarde!

Passando por aqui para compartilhar o texto de um Master Black Belt muito querido, especialista em treinar pessoas para aplicar a ferramenta FMEA ( ferramenta espetacular para analisar riscos em produtos e processos, especialmente no desenvolvimento de novos produtos/processos). 

Vamos aprender um pouquinho? 


FMEA e suas Aplicações

 

Inicialmente vamos falar sobre o que é o FMEA essa ferramenta tão bem divulgada nos meios automotivos.

O FMEA foi desenvolvido final dos anos 40 com o uso pelas forças armadas americanas com o proposito de identificar falhas nos sistemas militares americanos e devido aos resultados que proporcionou passou então a ser utilizado pela NASA no projeto APOLO. Na década de 70 foi a vez da indústria automotiva e desde então tem amplamente utilizado no desenvolvimento de novos produtos e processos. O fato de ser uma metodologia que auxilia em muito na análise e redução de risco o seu uso pode ser expandido para qualquer segmento de mercado.

O FMEA é uma metodologia de análise de risco que avalia as falhas potenciais de um sistema, produto ou processo e o quão grave são os efeitos dessa falha a partir disso se busca entender os mecanismos (causa) que podem gerar essas falhas e avalia qual a probabilidade de ocorrência dessas causas e com isso se analisa o quanto nossos sistemas são capazes de identificar ou a causa ou o modo de falha. Disso surge o nome do inglês “Failure Mode and Effect Analysis” que em português fica Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos.

Dentro desse contexto de análise são definidos três índices que são:

Índice de severidade: que pondera o quanto grave são os efeitos de determinado modo de falha;

Índice de ocorrência: O qual indica o quão grande é a probabilidade de ocorrência das causas desse modo de falhas causas desse modo de falha;

Índice de detecção: o qual é utilizado para avaliação dos sistemas de monitoramento e testes com o intuito de pontuar quão eficaz é esse sistema em termos de capacidade de detecção.

Nas versões anteriores esses índices eram utilizados para definir o grau de prioridades de risco chamado de NPR (Número de Prioridade de Risco) na atual versão do manual do AIAG/VDA FMEA trocou-se o NPR por uma tabela que determina três níveis de prioridade, sendo eles  H (alta), M (média) e L (baixa).

 

Por que utilizar o FMEA?

Com a crescente competitividade industrial, o mercado tem exigido produtos e processos cada vez mais robustos e a custo mais baixo. Isto traz a necessidade de diminuir a probabilidade desses defeitos acontecerem, no processo de fabricação e em outros processos, visto que estes defeitos geram custos de retrabalhos e ou refugos/reclamações internos.

Sabemos que a margem de lucro de um produto hoje em dia é calculada como:

                         Margem de lucro = Preço - Custo

É possível perceber que o preço de um produto é ditado pelo mercado, ninguém irá pagar mais caro para compensar nossos custos, devemos então trabalhar para redução dos custos e manutenção da qualidade.

Nesse sentido o FMEA é uma ferramenta essencial, uma vez que identifica os problemas potenciais, permitindo a organização reduzir ou eliminar esses problemas através de ações bem planejadas tendo na faze de projeto quanto na fase de processo.

 Surge a questão: como implementar?

O primeiro passo para implementação com sucesso dessa metodologia é definir a equipe que fara parte das análises.

Um FMEA bem elaborado pode diminuir significativamente a chance de ocorrência de problemas no processo e consequente no produto e por conseguinte aumentar nossos lucros.

Com o intuito de atingir esse objetivo todos os setores da organização estão envolvidos na busca de redução de custo, logo a equipe deveria ser composta por pessoas com conhecimento de todas as áreas envolvidas.

 A quantidade de pessoas dependerá muito de fatores como complexidade do projeto/processo, prazo para finalização, recursos destinados ao projeto, etc..

Para que seja alcançado o sucesso que a metodologia traz alguns pontos são cruciais:

 -Comprometimento da direção: é fundamental que a direção esteja empenhada em direcionar recursos para eliminação/ redução dos riscos;

  - Capacitação do pessoal envolvido: é fundamental que as pessoas aprendam sobre a metodologia e se conscientizem que esta metodologia deve ser utilizada para avaliação de riscos técnicos.

 

 A criação do FMEA AIAG/VDA

 

Já por muitos anos o AIAG (Automotive international Action Group) entidade voltada a desenvolver melhores práticas para indústria automotiva Americana editava o Manual do FMEA AIAG. 

Houve uma aproximação do AIAG com a VDA (Verband der Automobilindrustrie), que é a entidade Alemã cujo propósito é o mesmo do AIAG e então editaram em conjunto a mais recente edição do Manual de FMEA a qual passou a ser chamada de AIAG/VDA FMEA 1ª edição, a qual une os conceitos de FMEA do AIAG e os conceitos utilizados pelo VDA.

Embora essa seja a mais recente publicação do manual de FMEA, a organização ainda pode utilizar o manual do FMEA AIAG  4ª edição, enquanto não houver um pronunciamento do cliente exigindo a atualização para nova edição.

Nesse sentido algumas montadoras já se manifestaram afirmando que é permitida a utilização dos FMEA´s na nova edição e estipulando a obrigatoriedade do uso da nova edição a partir de uma determinada data de novos lançamentos lançamento.

Encontre mais detalhes no  link: https://www.aiag.org/docs/default-source/quality-/oem-deployment-plans-fmea-handbook.pdf

Texto de : Nelson Romanelli.

https://www.linkedin.com/in/nelson-vitor-romanelli-76310621/

Foto: https://br.depositphotos.com/

Até a próxima!




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