terça-feira, 3 de abril de 2018

Planejamento Estratégico e Melhoria Contínua



Tudo bem?


Qual a ligação entre planejamento estratégico e melhoria contínua?  Poucas organizações tem essa ligação de forma clara. Tenho visto muitas empresas com outras muitas empresas dentro, sem metas claras e objetivas, vivendo missões já envelhecidas, indicadores que muitas vezes não fazem mais sentido. E ai me vem a questão, como saber se realmente estamos melhorando?

Nos acompanhamentos de projetos sempre levo meus alunos a "linkar" suas oportunidades de melhoria aos indicadores estratégicos do negócio que aquele processo esta inserido, e quando eu pergunto se aquele porcentual que estamos buscando na melhoria ajudará a organização poucas vezes ouço uma resposta.

Como "sapo de fora" fico imaginando quanto desperdício pode estar ocorrendo quando uma Organização não tem um único caminho, não alinhando as oportunidades de melhoria no que é preciso, alinhando com o que é mais fácil, cumprindo metas de gerenciamento de qualidade, que não esta alinhado com o estratégico da empresa...e fico me questionando por que esse "descompasso"?

Como especialista acho que metas estratégicas desconectadas da Missão e Visão das organizações levam a muitos "retrabalhos" e retrabalhos são despedícios.

Momentos de muitas transformações, de cenários que mudam muito rápido e eu acredito que como "orientadores" devemos provocar fazendo questionamentos, procurar levar informações diferentes, ajudar a pensar "fora da caixa", e ajudar nossos companheiros de Lean Seis Sigma a pensar junto com sua Organização, buscando juntar esforços para que todos caminhem no mesmo sentido, o do sucesso!

Alguem já vivenciou ou esta vivenciando essa situação?

Abraço.

Fico á disposição:

http://iffconsultoria.com.br

https://www.facebook.com/iraniffranco

Nenhum comentário:

Postar um comentário