O Seis Sigma e a comunicação


Olá meus amigos! Tudo bem?

Hoje quero falar um pouco sobre comunicação, pois ela é o centro das dificuldades nas organizações e na nossa sociedade, e vivemos em busca de como realizar essa tarefa da melhor maneira possível.
Observo essa dificuldade também nos nossos processos de implantação de melhoria contínua. Quando a comunicação não é adequada todo processo é impactado.

A comunicação não é minha especialidade, longe disso, mas acredito que a forma com que é feita a liderança impacta na forma como essa comunicação é feita.

Líderes que gostam de participar e estar junto com a equipe se comunicam melhor, é o que tenho observado ao longo da minha carreira.

Temos ensinado nos nossos cursos de formação de Black Belts técnicas de comunicação e esperamos de coração que elas sejam usadas, pois elas auxiliam o entendimento do caminho da mudança e na implantação da cultura de olhar para os processos buscando fazer sempre melhor, mais rápido e sem falhas.

Definições de metas claras, acordadas com as gerencias, tendo um "sponsor" disposto a acompanhar o projeto e indicadores claros bem definidos facilitam a comunicação. As metas alinhadas com o BSC e com um bom conhecimento da Voz do cliente (temos ferramentas para isso!) tornam o processo de comunicação claro, racional e simples... um bom planejamento do processo todo também ajuda!

A utilização de ferramentas para análise de problemas (MASP) e melhorias de processos (DMAIC) ajudam a fazer uma boa comunicação.

Com essas ferramentas uma equipe entende e tem uma visão ampliada dos fatos, usando mapas (infográficos), análise de dados e gráficos para uma tomada de decisões, com um envolvimento menor das "emoções".

Eu acredito que bons lideres equipados com uma boa "caixa de ferramentas" serão capazes de fazer uma boa comunicação, sendo geradores de mudanças na cultura organizacional. Tenho muita fé no futuro!!

Fico á disposição:

http://iffconsultoria.com.br
https://www.facebook.com/iraniffranco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sempre! Metodologia Yamazumi