Falando sobre hotelaria e DMAIC
Boa tarde!
Semana para lá de
especial... E um questionamento sobre a aplicação da metodologia no ramo de
hotelaria me fez pensar nas oportunidades de melhoria e padronização
possível... E quanto poderíamos melhorar financeiramente esse negócio.
Um
hotel ou pousada tem vários processos que se assemelham a uma fábrica. Temos as
compras, logística, RH, manutenção, produção diária (arrumação 😊 e atendimento), equipamentos...
Eu acredito que
padronização facilita o controle financeiro... e com indicadores fortes a
gestão fica mais objetiva.
O ciclo do DMAIC é
robusto e a coleta de dados e sua análise é o coração da metodologia... E
devemos buscar métricas que estejam relacionadas aos requisitos dos nossos
clientes.
No primeiro momento
devemos entender a visão do nosso cliente, o que é importante, o que incomoda mais quando não acontece. Cada
indicador envolvido deve ser esclarecido por definições operacionais claras e
simples, e assim, ajudam a assegurar a consistência no processo de medição.
Deming (W.Edwards
Deming), escreve em "Out of the Crisis - Não há uma definição certa ou
errada; há uma que é adequada para sua finalidade", e nossa finalidade é
um serviço de qualidade com preço adequado.
Com esse pensamento
podemos entender que a metodologia é aplicável em todas as áreas de negócios, e
que é a nossa criatividade aliada a uma boa capacitação que vai nos trazer
resultados confiáveis e positivos.
Será que meu hotel
ou pousada será mais produtivo com o DMAIC? Tenho certeza que sim... E vamos
usar nosso conhecimento e a estatística para saber quando teremos que investir na nova roupa de cama
ou em um banho mais legal?
Um universo de
oportunidades... Vamos a elas?
Até breve!
Comentários
Postar um comentário